quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


Aos Aprendizes Sujeitos a Exame

Encontram-se disponíveis, em formato pdf, as informações do exame de Desenho A, referentes ao ano lectivo 2008-2009. Estas podem ser descarregadas a partir do seguinte endereço: http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=218&fileName=IE_Desenho_A_706__09.pdf

A informação transmitida merece, para já, o seguinte reparo: no que respeita aos materiais a apresentar pelos alunos a exame (ponto 5, da informação do GAVE), dos meios destinados a colorir, suscita estranheza a insistência nos pastéis de óleo. Entre outras razões, pela dificuldade que apresenta o seu manuseamento em dimensões relativamente reduzidas.
Não parece ser pedagogicamente correcto – como tem sido tónica – a obrigatoriedade na utilização de um meio específico, em particular nas questões de desenvolvimento, onde a técnica deve servir o sentido da resposta do aluno, devendo este escolher o meio de coloração que considere mais apropriado: lápis de cor, ceras, guache, aguarelas, etc.Voltando ao pastel de óleo, não se refere o uso da terebintina, que permite diluições, misturas mais delicadas e registos mais pormenorizados, ou seja, corre-se o risco da obrigatoriedade do recurso à técnica, amputada de alguns procedimentos. Temerá o GAVE o odor intenso nas salas de exame ou será desatenção? Fica o reparo.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

As férias que se avizinham oferecem tempo e pretextos vários para desenhar (basta querer). Um caderno, portátil e resistente, é um belo espaço de registo das múltiplas viagens a realizar, nem que seja até à mesa do bolo-rei.
A propósito dos cadernos, a lendária marca Moleskine tem promovido nos últimos anos um concurso cujo resultado vale bem a visita :http://detour.moleskine.com/myindex.php

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O que é o desenho? O que o define? O sentido? As técnicas e os procedimentos? Os meios e os suportes? A ausência do cromatismo? A sua função?
Caracterizamos como desenhos as garatujas de uma criança, as plantas e os alçados de um arquitecto, os estudos de um designer, os esboços de um artista plástico e muitos outros registos gráficos, produzidos nos mais variados contextos. O que têm todos eles em comum?

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Claude Monet, S/ Título, 17x27 cm, Cabinet des Dessins, Museu do Louvre, Paris
"Deve-se começar por desenhar...desenho simples e directo, com carvão, lápis ou outro meio, acima de tudo observando os contornos, porque nunca é certo mantê-los uma vez que se comece a pintar”
Claude Monet, 1920

Perceber onde está o desenho numa pintura ajuda a compreender as diferenças entre ambos. Das existentes, esta: se o primeiro define o espaço, a segunda caracteriza-o. Mas não se esgotam aqui os territórios – complementares – do desenho e da pintura. O exercício é estimulante, ainda mais quando o objecto de estudo é a obra de Claude Monet (1840-1926), artista impressionista cujos desenhos são bem menos conhecidos que as suas pinturas.
Para os aprendizes e não só, sugere-se o catálogo da exposição que teve lugar na Royal Academy nos idos de Março:
http://static.royalacademy.org.uk/files/introduction-to-the-unknown-monet-108.pdf

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

B.D.

Encontra-se disponível o segundo volume de “Hagar, o Horrendo”, de Dik Browne. O simpático viking retorna, com o seu humor inteligente e singular, numa agradável edição que abrange as tiras diárias publicadas durante o ano de 1974. Para além deste título, o editor Manuel Caldas é responsável, entre outros, pela publicação dos excelentes primeiros seis volumes de “O Príncipe Valente”, de Hal Foster. O editor, denotando um respeito singular pela nona arte e pelos leitores, prossegue a publicação de autores essenciais, como Warren Tufts, anunciando para breve o segundo volume das aventuras de "Lance". Para mais informações: www.manuelcaldas.com
Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva