domingo, 25 de janeiro de 2009


Braga possui um conjunto notável de edifícios que ilustram as diversas tendências da arquitectura civil do século XIX e da primeira metade do século XX, muitos dos quais votados ao abandono por ignorância, desmazelo ou desejo de sacar do recuperável o lucro fácil da má edificação. O edifício que serve de pretexto para esta chamada de atenção situa-se na Avenida da Liberdade, artéria nobre da cidade manchada por este brasão da incúria.
Ilda David, Cântico dos Cânticos, 1997

Inaugurou hoje uma exposição de Ilda David no Seminário Conciliar de Braga. Constituída por duas dezenas de pinturas dispostas em diversos espaços do Seminário, tem nos Actos dos Apóstolos e nas Cartas de Paulo o pretexto para as imagens que se exibem até ao final de Junho.

Anónimo, s/ título; desenho s/ vidro, Rua Bento Miguel , Braga.

Ocorre por vezes encontrar imagens felizes nas circunstâncias mais invulgares. Este desenho da autoria de um anónimo possui o condão de ter retido o olhar. Não tem uma assinatura nem se exibe em contextos legitimadores, mas o espírito anda por lá. Jean Dubuffet concordaria certamente.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Edgar Allan Poe, Ilustração do poema "O Corvo"por Gustave Doré

A propósito da celebração do nascimento de Edgar Allan Poe (Boston, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de Outubro de 1849 ) evocam-se alguns dos primeiros ilustradores dos poemas e contos do escritor, tais como “ O Corvo” , “O Gato Preto”, “O Poço e o Pêndulo” ou “Os Crimes da Rua Morgue”.
Gustave Doré (1832-1883), Edouard Manet (1832-1883), Harry Clarke (1889-1931) ou Arthur Rackham (1897-1939) são alguns dos artistas que compaginaram as suas visões à obra de Edgar Allan Poe, abordando variadas técnicas e explorando diversos estilos na arte nem sempre fácil de desenhar à vista do texto.
Aos aprendizes que ainda não se cruzaram com os contos e poemas de Poe recomenda-se vivamente a sua leitura.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

TV On The Radio: Dreams

terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Christopher Wool é uma das razões que justificam a visita a Serralves: até 15 de Março.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PARABÉNS

Recorda-se este mês o nascimento das aventuras de Tintin, o ícone da B.D. que muitos mundos deu a sonhar desde 1929, 80 anos portanto.
São diversos os locais na rede onde a análise em torno do simpático repórter sem jornal (excepto na sua primeira aventura) se oferece para degustação. No entanto, nada como passear pelas aventuras concebidas por Hergé e apreciar a elegância da linha e da cor, a precisão dos cenários, o humor, a humanidade e a capacidade rara de refletir - e pressentir - com subtileza as mudanças políticas e tecnológicas que acompanharam o século XX.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Geometria
http://gdarte.blogspot.com/ é o endereço de um blogue dedicado à Geometria Descritiva. Bem documentado e com ligações úteis, oferece a possibilidade de resolver problemas e de esclarecer dúvidas que se colocam a alguns aprendizes. Só falta estudar.
Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva