sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Revolutionart

Revista bimestral gratuita, disponibilizada em formato pdf e aberta a colaborações. Cada edição aborda um assunto distinto. A próxima edição propõe os mitos como tema, aceitando propostas (arte digital, fotografia, ilustração, etc.) de todos os cantos do globo até ao dia 15 de Janeiro. Para mais informações, aqui.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Portocartoon 2011





A ilustração satírica ou cartoon surgiu no século XVIII, afirmando-se em meados do século seguinte e a par do desenvolvimento da imprensa. Em Portugal o cartoon tem tido autores que pouco ou nada ficam a dever ao que se tem publicado por esse mundo fora: de Rafael Bordalo Pinheiro a Stuart até aos actuais António (Expresso), Luís Afonso (Público) ou Cid (Sol) muitas têm sido as imagens que, com maior ou menor propriedade e acutilância, têm feito cócegas à inteligência dos leitores…

Desde 1999 que o Museu Nacional da Imprensa tem desempenhado um papel de relevo neste âmbito, promovendo exposições, publicações de catálogos, um museu virtual e um concurso anual - Portocartoon - que tem vindo a consolidar prestígio, promovendo e divulgando a nobre arte do cartoon. Para requerer o regulamento deste concurso aceda por aqui.
Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva