quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sobre a Reforma


Desde os alvores deste século que se tem procedido a um desmembramento da formação artística ao nível do ensino secundário; a formação dos alunos foi desossada da muito útil disciplina de Teoria do Design ou M.T.E.P. (Materiais e Técnicas de Expressão Plástica) e História das Artes foi transformada numa espécie de compacto de superêxitos culturais, onde quase tudo pode sair em exame e nada se fica a conhecer.
Nos últimos anos temos assistido à demolição do que resta da formação artística,  graças à biodiversidade ministerial e fazendo eco da indiferença do pacóvio indígena. Vamos ser honestos, o “tuga” só reconhece o valor das artes como adorno social ou panaceia para a gastrite existencial; a arte é uma sarna à qual é suposto aderir convenientemente e sem compromisso. Os poderes instituidos mais não fazem que replicar esta realidade que, no tempo presente, parece desembocar na prioridade em saber escrevinhar e contar salazarenta. Quanto ao ensino artístico...

Não temos tido massa crítica capaz de impor um travão à amputação que se tem vindo a afirmar. As agremiações de professores de Educação Visual, de artistas, de designers, arquitectos (etc.), têm-se recolhido na sua insignificância, mesquinhez corporativa ou simples inoperância, validando a situação presente. Mais do que estas, a maior parte dos “s’tores” não está para se chatear e reza em surdina para não ser atingido por estes desmandos, até ser tarde demais.
Quanto aos alunos que almejam uma formação artística decente, resta-lhes a sorte, a pobre sorte de, aqui ou ali, encontrarem professores que remendem o imenso buraco para onde são despejados.
A revisão na calha não deixará de espelhar uma sociedade civil predominantemente apática, parola e mal formada, que considera a educação artística uma coisa engraçada, sem lhe reconhecer o seu efectivo valor na formação dos indivíduos e ignorando o papel que a criatividade e a imaginação tem no progresso material das nações.

sábado, 17 de dezembro de 2011

B.D. para o sapatinho


Em Portugal, só um caso de amor poderia levar um editor (Devir) a publicar um livro de B.D. de 592 páginas por um preço de 35 euros. O caso não é para menos, “Blankets”(2003), de Craig Thompson, é uma novela gráfica de singular beleza e uma síntese feliz entre desenho e texto. A narrativa aborda o primeiro amor, as suas modulações e trajecto, com uma autenticidade tocante. É certamente uma das grandes edições de 2011.
P.S.: “Habibi” é o título mais recente de Craig Thompson. Para quando a publicação nacional?
Publicado originalmente em 1930, “Ele Foi Mau Para Ela”, de Milt Gross, é um drama tingido de humor, “o grande romance americano, e sem uma só palavra”. Publicado por Manuel Caldas, editor exigente ao qual se devem, entre outras, as magníficas edições de “O Cavaleiro Andante”, “Hagar” ou de “Lance”. “Ele Foi Mau Para Ela” merece bem o dispêndio.
Tropecei, dias atrás, num pequeno livro de B.D. de um jovem autor: Rui Lacas. Chama-se “A Eremida” (Ed. Polvo) e habita a estante dos autores promissores.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

706


A terminar o ano ficam as informações referentes ao exame de Desenho A aqui. O GAVE propõe agora a redução de três questões para duas no Grupo I. É uma decisão que parece acertada; a pressão a que se sujeitava os alunos não tinha fundamento nem apresentava qualquer tipo de vantagem. A opção pelo novo tipo de modelo parece interessante e permitirá, se os descritores não inquinarem as questões, outros desenvolvimentos.
Em relação ao grupo II, manter-se-á a tradição de convocar obras de autores nacionais, na maior parte dos casos estranhos aos alunos, despojados que foram da formação que lhes era facultada até ao virar do século.
Constata-se, uma vez mais, o amor incondicional dos responsáveis pelos exames de Desenho A ao pastel de óleo (porque não lápis de cera?). As razões seriam certamente interessantes, se as conhecessemos ou se vislumbrassemos alguma vantagem nesta estranha e untuosa obsessão. Viva o pastel da 5 de Outubro.
Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva