sábado, 28 de janeiro de 2012

Animação


O Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho (Cinanima) realiza-se desde 1976. Considerado um dos mais prestigiados festivais do seu género em todo o mundo, tem promovido e divulgado cinema de animação de grande riqueza plástica e narrativa em Portugal.
Os organizadores do Cinanima criaram, através da iniciativa “extensões”, programas especificamente destinados a crianças e jovens. Estes programas são constituídos por diversos filmes de animação de duração variada, proporcionando uma experiência lúdica e estética de qualidade, adequados aos níveis etários a que se destinam.
Agora, através da Escola Secundária Sá de Miranda, o público estudantil das escolas dos diversos ciclos de ensino da cidade de Braga poderá, nos dias 1, 7 e 8 de fevereiro, ter a oportunidade de assistir gratuitamente a estas sessões, mediante marcação prévia. Informações disponíveis em www.escolasamiranda.pt

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A orfandade anunciada do pai das três artes

O autor deste blogue nada tem a favor ou contra a APECV, antes pelo contrário...
Serve este preâmbulo para introduzir a estupefacção perante o parecer deste grupo relativamente à disciplina de Desenho no âmbito da proposta de reforma curricular pretendida pelo ME (aqui).
Esta associação sugere a redução dos tempos lectivos atribuidos à disciplina de Desenho, propondo a transferência da carga lectiva que lhe é atríbuida para Oficina de Artes. Esta opção denota um preconceito confrangedor relativamente ao lugar ocupado pelo desenho em qualquer actividade criativa, não necessariamente artística. Será de todo desnecessário relembrar o que é o desenho e o seu papel estruturante no âmbito da formação dos alunos dos cursos de artes visuais. Se o ME ou a APECV ou outra associação o ignora, fica mais uma pulsão seródia na já triste história do ensino em 'tugal.
Continua a haver uma indefinição sobre o que deverá ser a oferta da formação artística, qual o seu papel, propósito e desenvolvimento, do 1º ciclo ao secundário. Se a proposta da APECV encerra algumas sugestões positivas, como a valorização do ensino da História da Arte, lamenta-se não contemplar a extinta Teoria do Design ou a já referida sugestão de subalternização do desenho. Não deveria questionar o peso de outras disciplinas neste estádio da formação? Não deveria pugnar por um reforço da oferta da formação específica?
Não pretendendo assumir o papel de Cassandra, teme-se o triunfo das soluções contabilísticas de mercearia e mais uma machadada na já triste e depauperada formação artística.
P.S. Seria curioso saber quantos são os professores que desenham em contexto de sala de aula que partilham a visão da APECV...

sábado, 7 de janeiro de 2012

Shaun Tan


Shaun Tan é um ilustrador australiano com créditos reconhecidos globalmente. A sua obra tem uma singularidade cativante que convida à voracidade do olhar. Em Portugal tem diversos livros publicados: Árvore Vermelha, Emigrantes, Contos dos Subúrbios. Para quem desejar inspirar-se, fica o lembrete e a respectiva ligação, aqui.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Só para os associados?

O sítio da APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual) divulga a seguinte iniciativa, que se reproduz (aqui):
"No dia 14 de Janeiro às 14h30 vamos debater a proposta do MEC de revisão curricular na sede da APECV – Rua do Heroísmo, 354 Porto. Contamos com a presença dos associados. As vossas opiniões são essenciais. Os interessados devem enviar email para geral@apecv.pt Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, é necessário activar o Javascript par o poder ver. a confirmar presença."

Arrisca-se a opinar uma maior abertura desta Associação, porventura convidando todos os interessados, e não só os associados...
Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva