terça-feira, 27 de março de 2012

Do eduquês ao economês sem passar pelos alunos


O uso capião da demagogia produz aberrações, a saber: não seria suposto, após nove ou, vá lá, dez anos de escolaridade com uma formação geral sólida nos domínios fundamentais como as línguas, o cálculo, a história, as artes, etc., libertar o secundário para a formação específica? Por que razão se empanturram cursos, como é o caso das Artes Visuais, com disciplinas cujos conteúdos são menos relevantes para a área escolhida, eliminando ou condicionando severamente disciplinas fundamentais como História...das Artes,  Oficina de Artes ou Oficina Multimédia ? É uma distorção sem fundamento a eliminação de horas/disciplinas opcionais da formação específica. No entanto ela está aí, com o silêncio cúmplice da intelligentzia artística, a passividade de muitos docentes, o desprezo de sindicatos e a ignorância iluminada dos decisores; onde ficam as reais necessidades de formação dos alunos?
A propósito da Revisão, partilha-se a proposta elaborada e enviada pelo subdepartamento de artes visuais da Escola Sá de Miranda, aqui.

sábado, 17 de março de 2012

quinta-feira, 15 de março de 2012

Exposições de Desenhos

 Leonardo da Vinci, Jovem Mulher Lavando os Pés de uma Criança, c. 1480, FBAUP

   A Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto inaugura hoje uma exposição de desenhos, compreendendo o período entre os séculos XVI e XIX. Será uma oportunidade para rever desenhos do acervo da FBAUP - a última exposição foi em 1987 -, de artistas como Leonardo da Vinci, Amico Aspertini,  Polidoro da Caravaggio (não confundir com o Caravaggio do período barroco), Luca Cambiaso, Giovanni Battista Paggi, Giulio Benso, Gérard de Lairesse, entre outros. Até ao dia 22 de Abril.
   Ainda no âmbito das exposições de desenho promovidas pela FBAUP, inaugurará no dia 21 de Março, no Museu Nacional Soares dos Reis, exposição de desenhos do período compreendido entre o século XX e a actualidade. Até ao dia 20 de Maio.

O capital, as artes e a reforma anunciada

  No remanso da 5 de Outubro prepara-se uma machadada na formação artística. Para além da vergonhosa e pícnica oferta de horas de Educação Visual no 3º ciclo, as horas das disciplinas de formação artística do curso de artes visuais também parecem estar na lista para a guilhotina. Como aqui já foi referido, tudo isto tem várias razões, a mais colorida de todas será a insaciável parolice nacional e a incapacidade para perceber a importância e as mais-valias, mesmo financeiras, que se podem retirar de uma formação artística mais vasta (artes plásticas, música, teatro,...) e mais generosa em termos de horários e de meios.
  Nas circunstâncias políticas e económicas actuais, nada como dar voz aos "senhores do capital"(ficam as citações originais). Pudessem os nossos decisores políticos ter o mesmo discernimento.

“GE hires a lot of engineers. We want young people who can do more than add up a string of numbers and write a coherent sentence. They must be able to solve problems, communicate ideas and be sensitive to the world around them. Participation in the arts is one of the best ways to develop these abilities.”
Clifford V. Smith, President of the General Electric Foundation


"We need people who think with the creative side of their brains—people who have played in a band, who have painted…it enhances symbiotic thinking capabilities, not always thinking in the same paradigm, learning how to kick-start a new idea, or how to get a job done better, less expensively.”
Annette Byrd, GlaxoSmithKline

“Arts education aids students in skills needed in the workplace: flexibility, the ability to solve problems and communicate, the ability to learn new skills, to be creative and innovative, and to strive for excellence.”
Joseph M. Calahan, Director of Cooperate Communications, Xerox Corporation~


Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva