quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Deseducação Visual

 
Um dos propósitos que anima a edição deste blogue são os temas e assuntos referentes ao desenho. Não podemos, no âmbito do seu ensino, ou considerando os estádios de aprendizagem que antecipam a sua aprendizagem escolar - o 3º ciclo -, ignorar o assalto despudorado da tutela ao ensino das artes visuais. Apesar do acréscimo de tempos lectivos para o 3º ciclo, assistimos quer ao acesso à sua leccionação por parte de docentes (des)qualificados mediante a frequência de acções de formação - com o silêncio ignominioso e cúmplice dos sindicatos -, quer à publicação de metas que configuram aprendizagens formatadas, alheadas do nível de desenvolvimento cognitivo e afectivo dos seus destinatários e torpedeando o exercício da criatividade e da expressão individual: uma coisa incómoda e perigosa nos tempos que correm! É com algum ânimo que recebemos o documento cuja ligação partilhamos, apelando a sua divulgação, aqui! 
 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Encontros da Imagem 2012



  • Os Encontros da Imagem estão aí, para a devida, e certamente merecida, degustação visual. Reproduz-se parcialmente a introdução e sugere-se visita. O Programa está aqui
    "A adolescência e a juventude são momentos da vida do ser humano de grande complexidade. É uma idade imprecisa, com características ambíguas consoante as épocas, culturas e países. Do ponto de vista etário, é um período compreendido entre os 12 e os 18 anos. Contudo, nas sociedades ocidentais pode-se alargar até aos trinta, em virtude da separação das famílias, independência económica, entre outros factores.
    Para além das acentuadas transformações físicas verificam-se profundas alterações de ordem psicológica. A complexidade deste período envolve inúmeras situações. Algumas mais comuns são o desejo de afirmação, liberdade, arrogância. Mas por vezes desaguam também em patologias depressivas ou situações de anorexia e bulimia. Nalgumas sociedades, a mão-de-obra juvenil é também utilizada, como mão-de-obra barata, ou canalizada para a marginalidade: tráfico de estupefacientes e prostituição.
    Ao longo da história da fotografia as imagens da juventude têm sido um tema bastante explorado. Como tal, julgamos que neste novo dealbar do século XXI, em que as novas tecnologias e as redes sociais vieram introduzir profundas mudanças comportamentais, que o tema da JUVENTUDE seja abordado e reflectido desde novas perspetival e formas de representação. Celebrando a cidade de Braga a CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE esta temática torna-se naturalmente adequada. Em virtude desta celebração, Braga será visitada por milhares de jovens que acorrem aos fóruns e outras actividades a desenvolver ao longo do ano, tornando um epicentro preferencial para a temática eleita pelos Encontros da Imagem.Para além do vasto leque de exposições, onde se procurará incluir todos os países da comunidade europeia, encontram-se agendadas um conjunto de actividades (conferências, debates, projecções, oficinas) direccionadas para o mundo juvenil, a fim de não só os levar a melhor compreender o seu status quo, como também a propiciar momentos de lazer e ferramentas de descodificação das artes visuais actuais."
Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva