segunda-feira, 25 de março de 2013

Antes qu'esqueça

As informações referentes ao exame de desenho A deste ano já foram disponibilizadas pelo GAVE e podem ser obtidas aqui. Quanto às expectativas, e pelo que tem escorrido da 5 de Outubro, suspeita-se mais da mesma banalidade. A disciplina de Desenho A merecia melhor, a começar pela substituição dos exames por portfólios, um sistema mais justo e certamente mais responsabilizador.

terça-feira, 19 de março de 2013

Coizenando


O carácter meditativo e relaxado,  atestado eletroencefalograficamente com ondas alfa, dos zentangles, não vem com contraindicações e pode até ser mote para algum mestrado entre os muitos que por aí vão bolonhando.

A coisa já tem uns tempinhos e designa-se zentangle e tem o seu interesse e aplicação como, por exemplo, nas aulas destinadas a alunos dos 7 aos 77 anos em que se procura promover criatividade ou alguma espécie de trip benigna geradora de mais-valias na autoestima.

Os zentangles são uns sucedâneos de automatismos surrealistas e do rabiscar (doodling) libertário que ocorre quando, despertados pelo fim de uma aula ou reunião entediante, somos confrontados com uns gatafunhos cheios de vitalidade e de combinações inesperadas. Mas atenção, parece que há um método para a coisa, como indicam os seus criadores Rick e Maria Thomas e outros discípulos da coisa aqui e ali.

sábado, 9 de março de 2013

Parabéns à Árvore


É uma bela idade para esta instituição artística do Porto. À sua sombra se promoveram, formaram e divulgaram muitos(as) artistas e amadores destas coisas das artes plásticas. A cidade não seria a mesma sem esta cooperativa plantada na vertente junto ao passeio das Virtudes. Parabéns.
Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva