quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cherbourg expõe Hugo Pratt


No âmbito da 5ª bienal da 9ª Arte (Banda-Desenhada) o Museu de arte Thomas-Henry em Cherbourg, França, expõe até 20 de Setembro desenhos e aguarelas de Hugo Pratt sob o título “Périples Secrets”.

Hugo Pratt (1927-1995) foi um viajante e leitor incansável, cidadão do mundo e autor de uma das mais belas obras de B.D. do século XX; a série de aventuras de Corto Maltese.
Desenhador e aguarelista talentoso, Pratt tem uma parte da sua obra acessível aos olhos de todos os aprendizes que, não podendo ir a Cherbourg, sempre podem viajar com o dedo até
aqui.

Encontros da Imagem '09

Guerrilla Girls: os cartazes são só uma parte da acção. Lucidez, criatividade e provocação desde 1985.

De 1 a 31 de Maio tem lugar na cidade de Braga mais uma edição dos Encontros da Imagem. Segundo a organização do evento “o tema eleito para a presente edição, “fronteiras do género”, não pretende revisitar as lutas feministas dos finais dos anos 60, mas reflectir, a partir dessa génese, na multiplicidade de linguagens e representações artísticas da contemporaneidade”. As exposições realizam-se em diversos locais da cidade – Museu da Imagem, Casa dos Crivos, Torre de Menagem, Fonte do Ídolo, Museu D. Diogo de Sousa, etc. – onde se expõem autoras com percursos e experiências diversas que, pelo que sabe este aprendiz, valem bem a pena o olhar, o tempo...e o resto.

sábado, 4 de abril de 2009

DIÁRIOS de VIAGEM


O registo gráfico de viagens não surgiu no século XVIII. No entanto, foi neste período que assistimos à sua difusão entre os diversos viajantes, principalmente ingleses abastados que, munidos de cadernos, desenharam apaixonadamente as visões exóticas e pitorescas da Europa. Neste âmbito, o sketchbook ou cahier de voyage assumiu o papel de notário da memória, de complemento à redacção ou de testemunho gráfico autosuficiente. A prática escolar do desenho, ainda que académico, facultava ao viajantes do Grand Tour a autonomia necessária para complementar as impressões redigidas com as esboçadas, enlaçando o conjunto num género particular que perdura até aos nossos dias.
Neste blogue facultamos nas "Ligações Úteis"o acesso a um dos sítios mais interessantes sobre diários gráficos . Eduardo Salavisa, o seu responsável, surge agora com um livro editado pela Quimera Editores intitulado "Diários de Viagem". É um belo livro, bem estruturado e ilustrado, que propomos a todos os que partilham o gosto pelas viagens (a qualquer território, nem que seja ao fundo da rua) e pelo desenho.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva