quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A casa do pai das três artes faz anos

A 13 de Janeiro de 1563 nasceu em Florença a Accademia delle Arti del Disegno. Instituição vocacionada para a formação e supervisão da produção artística na Toscânia, a Accademia del Disegno foi impulsionada por Giorgio Vasari e teve como dirigentes o duque Cosimo de Medici e, a título honorífico, Miguel Ângelo, eleito por unanimidade pelos membros da academia.

Foi propósito inicial da academia proporcionar formação e zelar pela qualidade da produção artística: os jovens artistas seriam visitados nas oficinas (bottegas) dos seus mestres e sujeitos a algo próximo de uma avaliação formativa. Promoveram-se palestras de matemática (e geometria) assim como demonstrações periódicas de anatomia, a terem lugar no hospital de Santa Maria Nuova. Pretendia-se melhorar o estilo dos artistas, estimular o virtuosismo, o domínio das artes liberais e emancipar os artistas do estatuto de artesão medieval. Glorificado por Vasari, Miguel Ângelo constituiu naturalmente modelo de referência.

Posteriormente (petição em 1571 e estatutos de 1585), o papel da Accademia evoluiu no sentido de regular o exercício da actividade artística: localização das oficinas, obrigações contratuais de mestres e de aprendizes e até algumas disposições sobre a assinatura das obras de arte. Paralelamente, pretendeu-se autonomizar os artistas das confrarias a que estavam formalmente ligados (os pintores da Arte dei Medici e Speziali ou confraria dos médicos e boticários e os escultores dos Fabbricanti, que havia absorvido os Maestri di Pietra e Legname, Mestres da Pedra e Madeira), unificando as três artes na mesma instituição.

Porquê a designação de Accademia del Disegno?

O testemunho de Vasari responde a esta questão ao proclamar o desenho como “padre delle tre arti”. Para ele, a arquitectura, a escultura e a pintura são as “arti del disegno”, implicadas no processo no qual o desenho pontifica como actividade conceptual, como “expressão e declaração do conceito que vai na alma” que, buscando na natureza a medida das coisas (proporção, medida, harmonia...), constitui instrumento essencial na materialização das obras de arte.

A instituição subsiste mantendo actividade no domínio do ensino artístico.

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