terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A orfandade anunciada do pai das três artes

O autor deste blogue nada tem a favor ou contra a APECV, antes pelo contrário...
Serve este preâmbulo para introduzir a estupefacção perante o parecer deste grupo relativamente à disciplina de Desenho no âmbito da proposta de reforma curricular pretendida pelo ME (aqui).
Esta associação sugere a redução dos tempos lectivos atribuidos à disciplina de Desenho, propondo a transferência da carga lectiva que lhe é atríbuida para Oficina de Artes. Esta opção denota um preconceito confrangedor relativamente ao lugar ocupado pelo desenho em qualquer actividade criativa, não necessariamente artística. Será de todo desnecessário relembrar o que é o desenho e o seu papel estruturante no âmbito da formação dos alunos dos cursos de artes visuais. Se o ME ou a APECV ou outra associação o ignora, fica mais uma pulsão seródia na já triste história do ensino em 'tugal.
Continua a haver uma indefinição sobre o que deverá ser a oferta da formação artística, qual o seu papel, propósito e desenvolvimento, do 1º ciclo ao secundário. Se a proposta da APECV encerra algumas sugestões positivas, como a valorização do ensino da História da Arte, lamenta-se não contemplar a extinta Teoria do Design ou a já referida sugestão de subalternização do desenho. Não deveria questionar o peso de outras disciplinas neste estádio da formação? Não deveria pugnar por um reforço da oferta da formação específica?
Não pretendendo assumir o papel de Cassandra, teme-se o triunfo das soluções contabilísticas de mercearia e mais uma machadada na já triste e depauperada formação artística.
P.S. Seria curioso saber quantos são os professores que desenham em contexto de sala de aula que partilham a visão da APECV...

1 comentário:

José Miguel Gervásio disse...

Achas que eles lá na associação desenham? E por que carga de água o haveriam de fazer? Um gajo mete-se naquilo e suja-se todo, pá. Não tem graça nenhuma chegar à sala de professores todo cagado de carvão. O que haveriam de pensar os colegas da salinha, ao ver alguém sair da aula do desenho? Que somos um bando de tipos sujos? Acabem com o desenho, e, duma assentada, com essas coisas das artes que só atrapalham nos conselhos de turmas os tipos que se esfalfam por ensinar boas maneiras às crianças.

Por falar em disparates o meu vizinho continua a fazer um grande serviço à música portuguesa. Desde as oito horas que lhe ouço os gostos musicais (pimba). Ai, este país é pobre, pobre, pobre, pobrezinho. Uma pieguice pegada.

Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva