sexta-feira, 27 de junho de 2014

Exame de Desenho A 2014




Enquanto as Artes Visuais não tiverem o seu currículo revisto, restituindo horas fundamentais de História de Arte, repondo disciplinas como Teoria do Design, reintroduzindo o estudo da perspectiva cónica em DGD e a recuperação de tempos perdidos nas disciplinas práticas, como as Oficinas...e Desenho, o resultado será, como tem sido hábito, frágil. Não que isso incomode os nossos governantes e a sua visão restrita e serôdia.
Vamos à prova: este ano melhor estruturada e desenvolvida, no entanto persistem as limitações no domínio dos meios, recusando aos alunos uma amplitude mais generosa de respostas, condicionando a sua expressão e introduzindo um elemento de perturbação que, na realidade, não permite aferir nada de relevante. Não se entende a insistência nos pastéis de óleo por oposição à ausência de carvão, ou sanguínea, numa disciplina de desenho!

Noutros anos e exames aludimos o formato erróneo desta prova, sublinhando o carácter mais justo e preciso dos dossiês individuais. O exame não avalia as reais capacidades dos alunos, é uma opção política e não pedagógica e espelha o gosto nacional pelas opções demagógicas.

1 comentário:

omany disse...

"Enquanto as Artes Visuais não tiverem o seu currículo revisto, restituindo horas fundamentais de História de Arte, reponto disciplinas como Teoria do Design, reintroduzindo o estudo da perspectiva cónica em DGD e a recuperação de tempos perdidos nas disciplinas práticas, como as Oficinas... e Desenho, o resultado será, como tem sido hábito, frágil. Não que isso incomode os nossos governantes e a sua visão restrita e serôdia.

Vamos à prova: este ano melhor estruturada e desenvolvida, no entanto, persistem as limitações no domínio dos meios, recusando aos alunos uma amplitude mais generosa de respostas, condicionando a sua expressão e introduzindo um elemento de perturbação que, na realidade, não permite aferir nada de relevante. Não se entende a insistência nos pastéis de óleo por oposição à ausência de carvão, ou sanguínea, numa disciplina de desenho!

Noutros anos e exames aludimos ao formato erróneo desta prova, sublinhando o carácter mais justo e preciso dos dossiês individuais. O exame não avalia as reais capacidades dos alunos, é uma opção política e não pedagógica e espelha o gosto nacional pelas opções demagógicas."
"Oman Tours
Oman Travel"

Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva