sexta-feira, 27 de junho de 2014

Exame de Desenho A 2014




Enquanto as Artes Visuais não tiverem o seu currículo revisto, restituindo horas fundamentais de História de Arte, repondo disciplinas como Teoria do Design, reintroduzindo o estudo da perspectiva cónica em DGD e a recuperação de tempos perdidos nas disciplinas práticas, como as Oficinas...e Desenho, o resultado será, como tem sido hábito, frágil. Não que isso incomode os nossos governantes e a sua visão restrita e serôdia.
Vamos à prova: este ano melhor estruturada e desenvolvida, no entanto persistem as limitações no domínio dos meios, recusando aos alunos uma amplitude mais generosa de respostas, condicionando a sua expressão e introduzindo um elemento de perturbação que, na realidade, não permite aferir nada de relevante. Não se entende a insistência nos pastéis de óleo por oposição à ausência de carvão, ou sanguínea, numa disciplina de desenho!

Noutros anos e exames aludimos o formato erróneo desta prova, sublinhando o carácter mais justo e preciso dos dossiês individuais. O exame não avalia as reais capacidades dos alunos, é uma opção política e não pedagógica e espelha o gosto nacional pelas opções demagógicas.

4 comentários:

omany disse...

"Enquanto as Artes Visuais não tiverem o seu currículo revisto, restituindo horas fundamentais de História de Arte, reponto disciplinas como Teoria do Design, reintroduzindo o estudo da perspectiva cónica em DGD e a recuperação de tempos perdidos nas disciplinas práticas, como as Oficinas... e Desenho, o resultado será, como tem sido hábito, frágil. Não que isso incomode os nossos governantes e a sua visão restrita e serôdia.

Vamos à prova: este ano melhor estruturada e desenvolvida, no entanto, persistem as limitações no domínio dos meios, recusando aos alunos uma amplitude mais generosa de respostas, condicionando a sua expressão e introduzindo um elemento de perturbação que, na realidade, não permite aferir nada de relevante. Não se entende a insistência nos pastéis de óleo por oposição à ausência de carvão, ou sanguínea, numa disciplina de desenho!

Noutros anos e exames aludimos ao formato erróneo desta prova, sublinhando o carácter mais justo e preciso dos dossiês individuais. O exame não avalia as reais capacidades dos alunos, é uma opção política e não pedagógica e espelha o gosto nacional pelas opções demagógicas."
"Oman Tours
Oman Travel"

Mirna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva