terça-feira, 27 de março de 2012

Do eduquês ao economês sem passar pelos alunos


O uso capião da demagogia produz aberrações, a saber: não seria suposto, após nove ou, vá lá, dez anos de escolaridade com uma formação geral sólida nos domínios fundamentais como as línguas, o cálculo, a história, as artes, etc., libertar o secundário para a formação específica? Por que razão se empanturram cursos, como é o caso das Artes Visuais, com disciplinas cujos conteúdos são menos relevantes para a área escolhida, eliminando ou condicionando severamente disciplinas fundamentais como História...das Artes,  Oficina de Artes ou Oficina Multimédia ? É uma distorção sem fundamento a eliminação de horas/disciplinas opcionais da formação específica. No entanto ela está aí, com o silêncio cúmplice da intelligentzia artística, a passividade de muitos docentes, o desprezo de sindicatos e a ignorância iluminada dos decisores; onde ficam as reais necessidades de formação dos alunos?
A propósito da Revisão, partilha-se a proposta elaborada e enviada pelo subdepartamento de artes visuais da Escola Sá de Miranda, aqui.

1 comentário:

José Miguel Gervásio disse...

Apoiado. Um abraço dos grandes.

Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva