quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


Aos Aprendizes Sujeitos a Exame

Encontram-se disponíveis, em formato pdf, as informações do exame de Desenho A, referentes ao ano lectivo 2008-2009. Estas podem ser descarregadas a partir do seguinte endereço: http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=218&fileName=IE_Desenho_A_706__09.pdf

A informação transmitida merece, para já, o seguinte reparo: no que respeita aos materiais a apresentar pelos alunos a exame (ponto 5, da informação do GAVE), dos meios destinados a colorir, suscita estranheza a insistência nos pastéis de óleo. Entre outras razões, pela dificuldade que apresenta o seu manuseamento em dimensões relativamente reduzidas.
Não parece ser pedagogicamente correcto – como tem sido tónica – a obrigatoriedade na utilização de um meio específico, em particular nas questões de desenvolvimento, onde a técnica deve servir o sentido da resposta do aluno, devendo este escolher o meio de coloração que considere mais apropriado: lápis de cor, ceras, guache, aguarelas, etc.Voltando ao pastel de óleo, não se refere o uso da terebintina, que permite diluições, misturas mais delicadas e registos mais pormenorizados, ou seja, corre-se o risco da obrigatoriedade do recurso à técnica, amputada de alguns procedimentos. Temerá o GAVE o odor intenso nas salas de exame ou será desatenção? Fica o reparo.

1 comentário:

Carolina Mustur disse...

"Temerá o GAVE o odor intenso nas salas de exame ou será desatenção?"

O problema começa logo quando o 1º exame de desenho A (2007) é indiscutivelmente mais acessível do que o exame do ano passado. Não cometeu o GAVE uma grande injustiça para com os alunos de 2008? ou serei eu (e mais umas quantas centenas de alunos) demasiado ´atenta´?

Quanto ao pastel de oleo... tem toda a razão!

Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva