quarta-feira, 2 de junho de 2010

Desenhar com protector solar


É apanágio dos programas conterem algumas boas intenções de difícil conversão em conhecimento útil dos conteúdos. Um dos casos refere-se à Figura Humana, um item de aprofundamento. Como sabem os autores dos programas de Desenho A, a representação do corpo humano obriga ao recurso intensivo dos modelos do tipo Adão e Eva (com ou sem as parras). Pois bem, é assunto negligenciado: umas anatomias insípidas disponibilizadas pelos manuais de Desenho A e umas sugestões metodológicas omissas são os pontos de partida oferecidos: é como pretender conhecer "Os Maias" lendo um resumo de duas páginas. As alternativas são reduzidas, os docentes ficam condicionados à abordagem da figura humana vestida e à cópia de reproduções. Assim sendo, partilha-se a recomendação por diversas vezes repetida na sala de aula: vão à praia!

A biodiversidade estival que se esparrama pelas praias é surpreendente, não só pela variedade de corpos (novos, idosos, gordos, magros, altos, baixos, débeis, atléticos, etc.) como pela multiplicidade de poses, de gestos e de adereços.
Aos aprendizes que considerarem esta sugestão útil recomenda-se o uso de óculos de sol: evitam o reflexo da luz solar que incide sobre o papel e ocultam a direcção do olhar. Salienta-se este ponto uma vez que muitas pessoas podem sentir-se incomodadas ao serem observadas. Como suporte aconselha-se um caderno, de preferência A4; a área de registo é maior, as folhas não correm o risco de serem levadas pelo vento e, se a capa for dura, fornece uma base estável para desenhar. Quanto aos materiais, o melhor será optarem por aqueles que sejam compatíveis...com a areia.
Para alguns dos nossos(as) leitores(as) a tarefa porá a nú algumas debilidades como a coordenação óculo-motora, a inabilidade no manuseamento dos meios, a rigidez e a incorrecção do registo (proporções, escalas, eixos, etc.) e , principalmente, o pouco treino visual. É preciso ter presente que o desenho do real implica os nossos sentidos (não só a visão), a capacidade de análise, a concentração, a perseverança e um sentido crítico equilibrado (derrotismo ou presunção não são bons conselheiros).

Sem comentários:

Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva