quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resposta -sem cafeína- a dúvidas de exame

O papel vegetal, como muitos saberão, tem como função principal a cópia e a transferência de imagens. Permite ao aluno responder a questões de exame envolvendo transformações gráficas (rotação, translação, sobreposição, etc.), a concepção de padrões (o módulo ou o sub-módulo podem ser copiados repetidamente) ou o aperfeiçoamento de uma imagem (que pode ser corrigida e melhorada antes de ser decalcada).
Outra dúvida colocada respeita à permissão de usar lápis (de grafite supõe-se) em eventuais questões implicando o recurso à aguarela. Tudo depende do enunciado (leiam bem as questões). A aguarela "tradicional" é uma técnica de àgua que resulta essencialmente do jogo de transparências das manchas de cor aplicadas com... pincel. O lápis (B), como meio de estruturação e de organização global da imagem, é um auxiliar útil que deve ser manuseado com suavidade de forma a não perturbar a imagem. No entanto, insiste-se, convém ler atentamente as questões.
Boa prova.

3 comentários:

resta07 disse...

helloo..

Visit it http://www.unand.ac.id/arsipua/pnl/

José Miguel Gervásio disse...

Caro Neno,

Fiquei sem palavras. Que felizes são os gajos que têm profes como tu, como não fomos nós com gajos daqueles que faziam de profes sem o serem.

Mas olha, eu gosto de desenhar em papel vegetal à brava. Até se me arrebitam as unhas dos pés.

Um abraço

Neno disse...

Caro Zé:

Dou com a cabeça na quadratura discursiva, espelho pobre e impiedoso das piedosas intenções...Lava-se a consciência com as contra-indicações leccionadas: desconfiem do bicho.
Suspeito que os teus gajos são felizes, não? Viva o papel vegetal,
Abração

Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva