sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Festas
Convidou-se, a propósito da quadra e em acorde ecuménico, Saturno devorando os seus filhos, mas o senhor estava indisposto.
Em jeito de mudança para uma pauta panglossiana hasteia-se uma penca viçosa...
Tenham um feliz 2011.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Revolutionart
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Portocartoon 2011
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
A Mona Lisa vai a banhos
Entretanto, a National Gallery em Londres terminou o restauro da pintura de Leonardo “A Virgem dos Rochedos” (1491-1508). Recorde-se que o Louvre possui outra versão do mesmo tema, pintada por Leonardo.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Encontros da Imagem: 17 de Setembro a 31 de Outubro

quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Sugestões
O encontro entre a arte e a ciência não é de agora (lembram-se de Leonardo?), bem como as questões que suscita. Para rever ou descobrir propõe a degustação estética aqui.
Já que a ligação anterior remete para um artista das terras de Vera Cruz, deixa aqui outra proposta, igualmente estimulante (ainda que tardia).
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
2.ª Fase do Exame de Desenho A
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Lugar do desenho
domingo, 27 de junho de 2010
Kin-der-Kids
terça-feira, 22 de junho de 2010
Critérios...

sexta-feira, 18 de junho de 2010
Prova 706, 1.ª Fase

quinta-feira, 17 de junho de 2010
Resposta -sem cafeína- a dúvidas de exame
terça-feira, 8 de junho de 2010
E. 706

quarta-feira, 2 de junho de 2010
Desenhar com protector solar

A biodiversidade estival que se esparrama pelas praias é surpreendente, não só pela variedade de corpos (novos, idosos, gordos, magros, altos, baixos, débeis, atléticos, etc.) como pela multiplicidade de poses, de gestos e de adereços.
Aos aprendizes que considerarem esta sugestão útil recomenda-se o uso de óculos de sol: evitam o reflexo da luz solar que incide sobre o papel e ocultam a direcção do olhar. Salienta-se este ponto uma vez que muitas pessoas podem sentir-se incomodadas ao serem observadas. Como suporte aconselha-se um caderno, de preferência A4; a área de registo é maior, as folhas não correm o risco de serem levadas pelo vento e, se a capa for dura, fornece uma base estável para desenhar. Quanto aos materiais, o melhor será optarem por aqueles que sejam compatíveis...com a areia.
Para alguns dos nossos(as) leitores(as) a tarefa porá a nú algumas debilidades como a coordenação óculo-motora, a inabilidade no manuseamento dos meios, a rigidez e a incorrecção do registo (proporções, escalas, eixos, etc.) e , principalmente, o pouco treino visual. É preciso ter presente que o desenho do real implica os nossos sentidos (não só a visão), a capacidade de análise, a concentração, a perseverança e um sentido crítico equilibrado (derrotismo ou presunção não são bons conselheiros).
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Honrando a tradição
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Sá Nogueira (19 de Maio de 1912-2002)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
A casa do pai das três artes faz anos
A 13 de Janeiro de 1563 nasceu em Florença a Accademia delle Arti del Disegno. Instituição vocacionada para a formação e supervisão da produção artística na Toscânia, a Accademia del Disegno foi impulsionada por Giorgio Vasari e teve como dirigentes o duque Cosimo de Medici e, a título honorífico, Miguel Ângelo, eleito por unanimidade pelos membros da academia.
Foi propósito inicial da academia proporcionar formação e zelar pela qualidade da produção artística: os jovens artistas seriam visitados nas oficinas (bottegas) dos seus mestres e sujeitos a algo próximo de uma avaliação formativa. Promoveram-se palestras de matemática (e geometria) assim como demonstrações periódicas de anatomia, a terem lugar no hospital de Santa Maria Nuova. Pretendia-se melhorar o estilo dos artistas, estimular o virtuosismo, o domínio das artes liberais e emancipar os artistas do estatuto de artesão medieval. Glorificado por Vasari, Miguel Ângelo constituiu naturalmente modelo de referência.
Posteriormente (petição em 1571 e estatutos de 1585), o papel da Accademia evoluiu no sentido de regular o exercício da actividade artística: localização das oficinas, obrigações contratuais de mestres e de aprendizes e até algumas disposições sobre a assinatura das obras de arte. Paralelamente, pretendeu-se autonomizar os artistas das confrarias a que estavam formalmente ligados (os pintores da Arte dei Medici e Speziali ou confraria dos médicos e boticários e os escultores dos Fabbricanti, que havia absorvido os Maestri di Pietra e Legname, Mestres da Pedra e Madeira), unificando as três artes na mesma instituição.
Porquê a designação de Accademia del Disegno?
O testemunho de Vasari responde a esta questão ao proclamar o desenho como “padre delle tre arti”. Para ele, a arquitectura, a escultura e a pintura são as “arti del disegno”, implicadas no processo no qual o desenho pontifica como actividade conceptual, como “expressão e declaração do conceito que vai na alma” que, buscando na natureza a medida das coisas (proporção, medida, harmonia...), constitui instrumento essencial na materialização das obras de arte.