terça-feira, 8 de junho de 2010

E. 706


Dia 18 de Junho, pelas 14 h, espera-vos o exame de Desenho A (706). Deseja-se uma prova que permita aos alunos poderem adequar livremente as técnicas às questões formuladas. Seja como for, leiam atentamente o enunciado e evitem precipitações.
Continua sem resposta o pedido de esclarecimento endereçado no ano passado ao Júri: é ou não permitido o uso da terebintina caso seja servida mais uma pastelada d' óleo?
Até lá, continuem a desenhar e a ver com todos os sentidos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, eu queria um cafezito ...

Anónimo disse...

Ola. Eu sou aluna do 12º ano e vou fazer amanha o exame de Desenho A. eu ainda não consegui encontrar alguem q me esclareça as seguintes duvidas, e tenho esperança que voçe ainda me possa esclarecer:

-o papel vegetal pertence à lista dos materiais que podemos utilizar no exame, mas com q finalidade? para decalcar os desenhos~, caso o queiramos fazer? ou nao é permitido?

-e nos exercicios em que é obrigatório utilizar aguarela (por exemplo no exercicio 2 do exame de 2009)podemos fazer um esboço a grafite primeiro e so depois pintar, podendo deixar o desenho a grafite visível?

espero que me possa ajudar,
obrigada

Neno disse...

Respondendo a dúvidas colocadas esclarece: o papel vegetal tem como função principal permitir o exercício de cópia e de transferência por decalque. Ñada impede este procedimento, nada tem de irregular e, como muitos outros, permite a obtenção de melhores resultados e maior economia de tempo.
Quanto aos exercícios em que é obrigatório o uso da aguarela tudo depende do enunciado (leia com atenção; o que for omitido pode ser permitido). Seja como for, é sempre aconselhável um registo mais suave possível, estruturando e delineando o essencial. Ao aplicar as camadas de tinta estas deverão ocultar o traço. Deixe secar e passe para outro exercício antes de dar outra camada (a pausa temporal permitirá também ver algumas imprecisões que passam por vezes despercebidas na primeira abordagem).
Bom exame

Anónimo disse...

muito obrigada mesmo! Ja vou mais tranquila para o exame.

Ligação rápida: Artes - Desenho - Geometria Descritiva